VOCE ESTÁ NA FRENTE DE UMA
CABELUDINHA
(Myrciaria glazioviana)
Mata Atlântica
Estado de conservação: FORA DE RISCO
A Cabeludinha, é uma árvore perene, nativa da mata atlântica brasileira, mais abundante no centro leste. é uma planta nativa do Rio de Janeiro, São Paulo e sul de Minas Gerais.
A árvore produz belos frutos cor de laranja aveludados com a forma e o tamanho semelhante a fruta Uvaia e cobertas por uma pele de veludo.
As frutas da cabeludinha, possuem casca amarela, o sabor é delicioso e muito frutado e são mais doces do que as da jabuticabas tradicionais.
A planta é um arbusto de porte médio a baixo, com hábito de crescimento esgalhado e com ramos longos dando um aspecto típico à copa, chegando ao chão com forma arredondada.
Os frutos maduros podem ser despolpados sob uma peneira e a polpa utilizada para fazer sucos, sorvetes e geleias. A polpa é muito rica em vitamina C.
É uma planta muito ornamental e de porte arbustivo, pode ser cultiva tanto em vasos quanto em pequenos quintais, seu crescimento é rápido, pode produzir frutas em até 3 anos após o plantio definitivo.
Os frutos são ricos em Vitamina C (cerca de dez vezes mais do que na laranja) e possuem ação anti-inflamatória além de servirem de nutracêutico