PAU-BRASIL
Paubrasilia echinata
Você está na frente de um(a)
O Pau-Brasil (*Paubrasilia echinata*), também conhecido popularmente em São Paulo e outros estados como Ibirapitanga, Arabutá, Brasileto, Ibirapita, Ibirapitanga, Imirá-piranga, Muirapiranga, Orabutã, Pau-de-Pernambuco, entre outros[2][6], é uma árvore nativa do bioma Mata Atlântica, estendendo-se desde o litoral do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro[6]. Esta espécie possui grande importância econômica e cultural para o Brasil, tendo sido a primeira madeira a ser considerada de lei no país[6].
### Estado de Conservação
O Pau-Brasil é classificado como "Em perigo" (EN) de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN e faz parte da Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção (Portaria IBAMA nº 37-N, de 3 de abril de 1992)[3][4]. Esta classificação reflete a intensa exploração histórica da espécie, principalmente para a extração de corantes e, mais recentemente, para a fabricação de instrumentos musicais[3][4].
### Características Botânicas e Ecológicas
- **Pioneirismo e Grupo Funcional**: O Pau-Brasil não é tipicamente classificado como pioneiro ou secundário em termos de sucessão ecológica nas fontes consultadas. No entanto, sua utilização em paisagismo e reflorestamento sugere uma adaptabilidade que pode ser aproveitada em diferentes contextos de recuperação ambiental[2].
- **Dispersão**: A dispersão do Pau-Brasil é zoocórica, ou seja, realizada por animais. Isso se deve ao fato de seus frutos do tipo vagem serem recobertos por numerosos acúleos e carregarem sementes que atraem a fauna[2].
- **Etimologia**: O nome "Pau-Brasil" deriva da cor vermelha de sua madeira, que era muito valorizada e comparada ao brasil, um tipo de brasa, devido à intensidade de sua cor[6].
- **Função Principal do Plantio**: Historicamente, a madeira do Pau-Brasil foi utilizada para a extração de corantes e fabricação de móveis finos e instrumentos musicais, como arcos de violino. Atualmente, além de seu valor histórico e cultural, é utilizado para fins de conservação e paisagismo[2][3].
- **Condições Ideais para Desenvolvimento**: Prefere sol pleno, solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e bem drenado. Recomenda-se proteção da muda em local semi-sombreado durante o primeiro ano e adubações anuais para estimular a floração[2].
- **Tamanho e Estrutura**: Pode atingir até 30 metros de altura e 60 centímetros de diâmetro de tronco. Possui tronco de casca acinzentada, recoberta de grossos acúleos, e folhas bipinadas[2].
### Conservação e Uso
Apesar de sua classificação como espécie ameaçada, o Pau-Brasil tem sido objeto de importantes iniciativas de conservação, tanto *in situ* (em seu habitat natural) quanto *ex situ* (fora de seu habitat natural), incluindo seu cultivo em parques, jardins botânicos e na arborização urbana[3][4]. Essas iniciativas visam não apenas preservar a espécie, mas também promover a conscientização sobre a importância da conservação da Mata Atlântica e da biodiversidade brasileira.
Em resumo, o Pau-Brasil (*Paubrasilia echinata*) é uma espécie emblemática da flora brasileira, com significativa importância histórica, cultural e ambiental. Seu estado de conservação "Em perigo" ressalta a necessidade de esforços contínuos para sua preservação e conscientização sobre a importância da conservação das espécies nativas e seus habitats.
Citations:
[1] https://www.fcav.unesp.br/Home/extensao/paubrasil/modulo-1-botanica-pau-brasil-13_12_16.pdf
[2] https://www.jardineiro.net/plantas/pau-brasil-caesalpinia-echinata.html
[3] https://www.infoescola.com/plantas/pau-brasil/
[4] https://www.funbio.org.br/bolsa_funbio/conservacao-do-pau-brasil-paubrasilia-echinata-uma-avaliacao-integrando-dados-morfologicos-geneticos-e-historia-biogeografica/
[5] https://pt.wikipedia.org/wiki/Paubrasilia_echinata
[6] https://www.ibflorestas.org.br/conteudo/arvore-pau-brasil
[7] http://www.rbma.org.br/anuario/mata_04_esp_pau_brasil.asp
[8] https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_do_Pau-brasil
[9] https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/231746/1/Especies-Arboreas-Brasileiras-vol-1-Pau-Brasil.pdf
[10] http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Caesalpinia%20echinata
[11] https://escolakids.uol.com.br/historia/pau-brasil.htm
[12] https://louveira.sp.gov.br/conteudo/preservacao-sob-risco-de-extincao-especie-pau-brasil-celebra-seu-dia-neste-3-de-maio-em-todo-o-pais
[13] https://www.blogs.unicamp.br/naturezacritica/2021/10/17/nosso-pais-tem-nome-de-arvore/
[14] https://uenf.br/projetos/arvoresdauenf/especie-2/pau-brasil/
[15] https://suapesquisa.com/o_que_e/pau-brasil.htm
[16] https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/biodiversidade/unidade-de-conservacao/unidades-de-biomas/mata-atlantica/lista-de-ucs/parna-do-pau-brasil/informacoes-sobre-visitacao-2013-parna-do-pau-brasil
[17] https://pmbg.es.gov.br/pau-brasil/
[18] https://sites.usp.br/jardimdabotanicausprp/pau-brasil-paubrasilia-echinata/
[19] https://blognewfor.blogspot.com/2021/07/pau-brasil-especie-mal-estudada.html?m=1
[20] https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/12/pau-brasil-qual-e-sua-historia-e-importancia
[21] https://www.politize.com.br/pau-brasil/
[22] https://www.ibflorestas.org.br/lista-de-especies-nativas/pau-brasil
[23] http://www.biopros.ufv.br/?informativos=pau-brasil-a-arvore-que-conta-a-historia-de-exploracao-da-mata-atlantica
[24] https://www.cerquilho.sp.gov.br/noticia/1831/pau-brasil/
[25] https://www.significados.com.br/pau-brasil/