VOCE ESTÁ NA FRENTE DE UM MANACÁ DA SERRA
(Tibouchina mutabilis) -
Mata Atlântica
Estado de conservação: Fora de risco
Manacá da Serra: a árvore das flores coloridas
O manacá da serra é uma árvore nativa do Brasil, que também pode ser encontrada na Argentina, Paraguai e Uruguai. Ela pertence à família das bignoniáceas e é conhecida por suas flores coloridas.
Nomes populares
Os nomes populares do manacá da serra são:
-
Manacá da serra
-
Manacá
-
Manacá-branco
-
Manacá-rosa
-
Manacá-azul
Etimologia
O nome "manacá" vem do tupi "manacá", que significa "flor de manhã". Isso porque as flores do manacá da serra abrem pela manhã e se fecham à noite.
Biomas
O manacá da serra é encontrado nos biomas da Mata Atlântica e Cerrado.
Estado de conservação
O manacá da serra é considerado Pouco Preocupante na Lista Vermelha da Flora do Brasil. Isso significa que ele não corre risco de extinção no curto prazo.
Pioneira?
Não, o manacá da serra não é uma árvore pioneira. Ela é uma árvore secundária, que se desenvolve em florestas mais densas.
Grupo funcional
De acordo ao grupo funcional, o manacá da serra é uma árvore de Diversidade quando usada para reflorestamento. Isso significa que ele contribui para a diversidade de espécies da floresta.
Dispersão
A dispersão das sementes do manacá da serra é zoocórica, ou seja, é feita por animais, como aves e morcegos.
Função do plantio
O manacá da serra é uma árvore muito importante para a biodiversidade. Ele é uma fonte de alimento e abrigo para uma grande variedade de animais, incluindo aves, mamíferos e insetos. [Image of Árvore Manacá da Serra]
Condições ideais para seu desenvolvimento
O manacá da serra prefere solos férteis e úmidos, mas pode se adaptar a uma variedade de condições. Ele tolera bem a sombra e o sol pleno.
Curiosidades
-
O manacá da serra é uma árvore de médio porte, que pode atingir até 15 metros de altura.
-
As flores do manacá da serra podem ser brancas, rosas ou azuis.
-
A madeira do manacá da serra é muito leve e é usada para fazer móveis, brinquedos e outros produtos.
Refloresta Vinhedo
O coletivo Refloresta Vinhedo está trabalhando para recuperar a Mata Atlântica de Vinhedo. O manacá da serra é uma das espécies que está sendo plantada pelo coletivo.
A década de restauração dos ecossistemas da ONU é um momento importante para que todos nós nos engajemos na recuperação das florestas. Vamos juntos com o Refloresta Vinhedo recuperar a Mata Atlântica de Vinhedo e contribuir para a conservação da biodiversidade, a recuperação da água, a mitigação das mudanças climáticas e a melhoria da qualidade de vida.
Essa árvore é um verdadeiro espetáculo da natureza, com suas flores coloridas e sua importância para a biodiversidade. Ela é uma espécie nativa do Brasil e devemos fazer todo o possível para protegê-la.
Que tal fazer a sua parte e ajudar a recuperar a Mata Atlântica de Vinhedo? Vamos plantar manacás da serra e outras árvores para criar um futuro mais sustentável para todos nós!